Notícias Gospel (neste email contem: 7 novas notícias)

Filed under: by:

Notícias Gospel (neste email contem: 7 novas notícias)

Link to guiame.com.br's news

“Deus fez uma revolução”, diz mulher que resgatou marido do álcool

Posted: 05 Jul 2018 07:07 AM PDT

Yolanda Jackson passou por um desafio em sua vida, o qual jamais havia imaginado. Filha de pastor, ela se casou com um jovem que conheceu na igreja. Mas, as coisas começaram a dar errado quando ele passou a abusar do álcool. “Percebi que era um problema quando ele bebia. Eu era muito controladora e egoísta. Então imaginei que poderia fazer dele o que eu queria”, disse ela.

No início, as coisas eram diferentes: “Eu dei a Yolanda o meu número de telefone e disse que ela poderia. Yolanda foi um presente, uma bênção de Deus”, disse Billy.

Quando eles se casaram, se tornaram uma nova família e ansiavam por um novo começo na vida. Mas com o passar dos anos, o vício de Billy ao álcool despertou argumentos e discussões. “Beber começou a ficar um pouco mais pesado para mim quando entrei no exército. Era algo que eu gostava de fazer e achei que poderia parar a qualquer momento”, disse ele.

“Ele me dizia que ia parar. No dia seguinte eu encontrava outra garrafa e então resolvi escondê-las. Eu encontrava garrafas debaixo das cadeiras, na despensa, na garagem, em todos os lugares”, disse Yolanda.

Billy sempre conseguia ficar sóbrio antes do domingo, para que pudessem ir a igreja juntos. Mas Yolanda estava lutando para encontrar a paz. “Eu era muito boa em colocar a cara da igreja, mas sentia que algo ainda estava faltando. Por quatro anos eu estive nessa jornada de busca da alma. Ajuda e esperança e paz”, disse.

“Fui com um amigo para um retiro de meditação. Eu fui a treinadores de respiração. Acabei de passar por todas essas experiências de concentração, especialmente no ramo de spas. Nada disso realmente ajudou a encontrar quem eu estava procurando”, contou.

Tempo de oração

Sobrecarregada e desesperada, Yolanda percebeu que havia negligenciado seu relacionamento com Deus. Embora ela tivesse orado, nunca teve tempo para ouvir. "Eu realmente não confiei em Deus. Eu iria descobrir depois que eu orasse”, disse Yolanda. Ela ligou para o marido do trabalho e disse que precisava de um tempo sozinha.

Ela se afastou durante um fim de semana para estudar a Bíblia e orar sem interrupções, em um retiro. Então, na presença de Deus, ela entregou tudo. “Esses problemas de raiva que eu tive, os problemas de controle que eu tive, o estresse. Eu tive que me provar para as pessoas. Eu tive que entregar isso ao Senhor. Eu estava liberando todas essas coisas. Meu coração estava sendo consertado e isso pode não fazer sentido, mas eu disse a Deus que pararia de sonhar, porque, quando sonharia, tentaria controlar o resultado desse sonho”, lembrou ela.

Depois de alguns dias, Yolanda voltou para casa decidida a lutar por seu esposo. “E ela entra pela porta, me abraça, diz: ‘Oi, eu me diverti muito. Como estão as crianças?’ Era uma Yolanda que eu nunca tinha visto antes. Além de não discutir, vi um brilho diferente nela”, disse Billy.

Ver a diferença em Yolanda fez Billy desejar um melhor relacionamento com Deus. Ele se comprometeu a ler as escrituras todos os dias. Alguns dias depois ele foi envolvido em um acidente de moto e ficou gravemente ferido. Seus médicos pensaram que teria que amputar sua perna que fora esmagada.

“Eu lembro de acordar no hospital. Lembro-me de gritar ao máximo: ‘Eu escolho a vida! Eu escolho a vida! Tudo o que você quer que eu faça, eu escolho a vida’. E foi quando Deus me curou”, disse Billy.

Quase duas semanas depois, Billy recebeu alta. Os médicos conseguiram salvar sua perna. Billy diz que Deus o curou de mais maneiras do que ele esperava. “Instantaneamente eu perdi peso. O desejo pelo álcool foi embora. Ele tirou isso de mim. Minha pressão arterial estava alta, mas depois ela normalizou. Sua presença estava comigo. Tudo o que Ele precisava era minha resposta. Tudo o que eu tive que fazer foi seguir a direção Dele”, disse Billy.

Casamento restaurado

Durante seis meses, Billy se recuperou em casa enquanto seu relacionamento com Deus e Yolanda se fortalecia. “Cada dia ficou melhor e melhor. Nós nos lembramos do que era o amor. Nós nos lembramos da importância do amor. E o amor é sobre servir uns aos outros e estar lá um para o outro, então é isso que fizemos um pelo outro”, disse Yolanda.

Billy e Yolanda mantêm Deus no centro de seu casamento. Eles dizem que essa é a chave para a alegria e a paz que eles compartilham agora. Eles fundaram o Ministério “Live in Peace”, através do qual aconselham casais. Eles também compartilham sua história e conselhos de casamento em um livro “A jornada de um casal para um casamento piedoso”.

“Nosso casamento é dedicado, obediente e está em chamas pelo que o Senhor nos fez. Acordamos todos os dias prontos para ajudar outros casais a superar o que passamos”, disse Billy.

“Quando você realmente se render a Deus e permitir que Ele conduza sua vida, Ele irá fazer uma revolução na sua mente, naquilo que Ele tem reservado para você. Agora que confiamos Nele, Ele nos abençoou além do que poderíamos imaginar”, disse Yolanda.

Confira a reportagem da CBN News (em inglês):

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Mãe de Douglas Costa lidera cultos com familiares de jogadores, na Rússia

Posted: 05 Jul 2018 06:45 AM PDT

Mãe de Douglas Costa lidera cultos com familiares de jogadores, na Rússia

Nos bastidores da Copa do Mundo, jogadores da seleção brasileira e seus familiares estão se reunindo em cultos evangélicos liderados pela mãe do atacante Douglas Costa, que é pastora há quase cinco anos.

Marlene Costa, de 52 anos, tem dirigido cultos na Rússia para esposas, pais, mães, filhos e amigos de atletas, que estão no país há pouco mais de 20 dias.

Um dos encontros foi acompanhado no último domingo (1) pela reportagem da Folha de São Paulo. A reunião aconteceu no quarto de Gláucia Rosa, mulher do volante Fernandinho, que está hospedada no maior espaço no hotel Pullman.

O culto contou com a participação de familiares dos atacantes Roberto Firmino, Douglas Costa, Gabriel Jesus, Willian, dos volantes Fred e Fernandinho, do goleiro Ederson, do zagueiro Miranda e do meia Renato Augusto.

Alex Dias Ribeiro, ex-piloto de Fórmula 1 e um dos fundadores do Atletas de Cristo, abriu a reunião com a primeira oração.

“Minhas palavras são muito voltadas para as famílias, esse é o tipo de culto que eu faço. E a preocupação de todo mundo que está aqui é muito grande com o futebol em si. Nossa coisa é tentar acalmar todo mundo, deixar todo mundo tranquilo”, disse Marlene.

Mesmo sabendo que seu filho se machucou o segundo jogo da Copa, Marlene se mantém tranquila e confiante. “Não coloco ele em primeiro lugar. A benção dele é para todo mundo. Tenho falado muito que tudo já deu certo e ele está bem”, destacou.

Momentos de comunhão

Nas horas livres entre os intervalos dos jogos do Brasil, os familiares também se encontram em churrascos, feitos pelo tio do atacante Fred, Sidnei Miranda, de 40 anos.

O hotel Pullman fica perto do píer do Mar Negro, um dos lugares mais bonitos da cidade de Sochi. As crianças costumam brincar de futebol próximas ao píer, em um espaço de concreto onde é possível montar dois times e marcar gols montados por chinelos.

Mais de 120 parentes e convidados da delegação acompanham a seleção brasileira na Copa do Mundo. Eles viajam para as cidades onde a seleção atua em viagens de bate e volta, apenas nos dias de jogos.

As viagens são feitas em aviões disponibilizados pela CBF, mas bancadas pelos jogadores. Nesta sexta (6), os parentes vão deixar Sochi com destino a Kazan, onde assistirão ao jogo contra a Bélgica, pelas quartas de final da Copa do Mundo.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

“Deus está interessado no tamanho do seu coração, não do seu ministério”, diz Mike Bickle

Posted: 04 Jul 2018 04:53 PM PDT

O pastor Mike Bickle, juntamente com outros 20 missionários, fundou a International House of Prayer of Kansas City (IHOPKC), conhecida no em português como a Casa Internacional de Oração de Kansas City, no Missouri (EUA). Em junho, ele esteve no Brasil pela primeira vez e ministrou em várias igrejas.

Segundo o próprio Mike, esta foi a viagem mais longa que fez em 30 anos. Em uma de suas ministrações, ele ressaltou uma mensagem especial para a nação brasileira. “Há um chamado de adoração nesta nação que não tem igual em nenhuma outra nação da terra”, disse ele para centenas de presentes na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte.

Ele ainda salientou: “Quando se conecta oração à adoração, há uma explosão. O planeta Terra terá uma explosão de oração e adoração que vai liberar uma grande colheita onde mais de 1 bilhão de almas virão para o Reino”, declarou sobre o Brasil.

“Estou fazendo isso pra Jesus, mas também porque quero ver essas pessoas no Reino. Temos uma convicção muito grande de que vai acontecer um avivamento no Brasil que vai tocar todos os cantos da Terra”, colocou o fundador.

Adoração e Oração

Mike Bickle ainda disse que quando os cristãos oram e intercalam esse momento com louvores, tornam a oração mais especial ainda. “Misturar a música com a oração fez dela ainda mais apreciável”, disse ele.

O pastor ainda ressaltou que orar antes por um local a ser evangelizado faz com que mais vidas sejam alcançadas. “Se oramos por uma área, o Evangelho que alcançava 10 pessoas agora alcança 100 pessoas, porque, quando oramos, o Pai envia anjos, e os demônios recuam naquela área”, colocou.

Usando Marcos 12.30 como base para sua ministração, o pastor Mike salientou sobre o chamado aos cristãos para amar a Deus  “de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e de todas as forças”. Ele disse: “No último dia, Deus vai perguntar qual é o tamanho do seu coração, não o tamanho do seu ministério. Se você não está ouvindo o Espírito desafiar você nessa passagem, peça a Ele que faça isso”, alertou.

Mike ainda falou sobre o conteúdo de nossas orações. “Quando minha conversa com o Senhor tem mais a ver com as bênçãos e os problemas, mas não a ver com receber e dar de volta o amor a Ele, aí eu sei que estou me desviando dessa verdade”, pontuou.

A proposta da IHOP é que os cristãos possam orar e adorar a Deus 24 horas por dia em sete dias por semana, ininterruptamente. O início dessa ação marcou sua cidade e, desde então, o modelo de oração tem sido inspiração para outros ministérios.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

“Jesus não quer super-heróis, mas humanos”, diz pastor na abertura da Expoevangélica

Posted: 04 Jul 2018 03:02 PM PDT

A Expoevangélica teve início nesta quarta-feira (4) em uma cerimônia de abertura marcada por momentos de oração, louvor e mensagens de fé. O evento está sendo realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e se estenderá até sábado (7).

Promovida pela empresa F. Everton Feiras de Negócios, a Expoevangélica se consolidou como um encontro de igrejas, empresas e artistas. O evento contribui para a geração de 500 empregos temporários diretos e indiretos, oferecendo ao público 80 stands e 50 expositores.

Os alimentos doados pelo público na entrada do evento têm um grande impacto em ações sociais como o Projeto Ebenézer, que trabalha na recuperação de dependentes químicos, Projeto Cidade Criança, que atende mais de 400 crianças carentes, missionários do sertão cearense e missionários da África.

De acordo com o idealizador da Expoevangélica, Francisco Everton, a meta é arrecadar mais de 30 toneladas de alimentos nesta edição. “É uma somatória extremamente positiva. Não é um evento meu, é um evento para o povo de Deus, sem nenhuma bandeira de igreja”, destacou.


Pastor Francisco Everton, idealizador da Expoevangélica, durante discurso. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Correa)

A oração de abertura do evento foi realizada pelo pastor Antônio José, da Igreja Assembleia de Deus Templo Central. Já o presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Estado do Ceará (ORMECE), pastor Sandro Fiuza, deu início à escala de oração de hora em hora pelo Brasil.

“Estamos passando por um momento extremamente complicado, onde a classe política tem cada vez menos apoio por culpa dela própria. A oração é muito importante, mas temos uma oportunidade muito grande em outubro de eleger pessoas novas, que tenham compromisso com a população e com o Evangelho”, disse Fiuza.

O evento também contou com o discurso do vice-presidente da Fecomércio no Ceará, Maurício Filizola. O momento de louvor foi conduzido pelo cantor Leonardo Gonçalves.


Leonardo Gonçalves conduziu o louvor na abertura da Expoevangélica 2018. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Correa) 

Liderança saudável

Em mensagem direcionada ao público da Expoevangélica, o pastor sênior da Comunidade Cristã Videira, Costa Neto, falou sobre os principais fundamentos de uma liderança saudável, seja dentro ou fora do contexto cristão.

“O líder é a solução ou é o problema. O sucesso ou fracasso de um governo é seu líder. Quando falamos de instituições, também percebemos a importância de um líder. Todo mundo ganha quando um líder é saudável”, afirmou o pastor Costa Neto.

Dentre as características essenciais de um bom líder, Neto destaca a importância da humanidade. “Jesus não te chamou para ser um super-herói, mas para ser humano. Heróis são autossuficientes, não pedem ajuda, não têm equipe e não precisam de Deus. Que você se torne um líder que não tem medo de mostrar sua humanidade”, encorajou o pastor.


O público esteve reunido na abertura da Expoevangélica 2018. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Correa)

Costa Neto também incentivou os líderes a não terem medo de levantar outras pessoas para assumirem sua função. “Eu oro para que sucesso seja sucessão. Que tenhamos o prazer de não nos apegar ao cargo, de não eternizar uma função e de ver pessoas fazendo muito mais do que nós”, destacou.

Outro ponto importante na liderança é a humildade, de acordo com o pastor. “Uma pessoa humilde não é aquela que nada possui, pelo contrário, ela tem recursos e poder, mas não usa isso para benefício próprio”, esclarece. “Que tenhamos líderes que não se preocupem em serem lembrados, mas em ver o nome de Jesus não ser esquecido”.

“Que não sejamos o ‘pastor profissional’, que a gente não se embriague com a instituição. Que a gente não estude a Bíblia porque tem que pregar ou cumprir uma atividade, mas que nosso primeiro chamado seja buscar a presença de Deus. Eu desejo ser liderado por líderes que não confiam em um conjunto de regras, mas que dependem do Espírito Santo, que ainda choram na presença de Deus e são filhos que amam a Deus”, finalizou.

Serviço:

Expoevangélica 2018
Datas: 4, 5, 6 e 7 de julho
Horários: Quarta à sexta das 14h às 22h | Sábado das 10h às 22h
Local: Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz, Fortaleza (CE)

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Em nova realidade, África envia missionários para evangelizar Europa

Posted: 04 Jul 2018 02:00 PM PDT

Em nova realidade, África envia missionários para evangelizar Europa

Para muitos observadores, parecia imprudente enviar um trabalhador tão frutífero a uma nação tão desesperada. Muitos plantadores de igrejas nos Ministérios de Fraternidade Cristã, seguindo a sabedoria predominante, procuraram plantar igrejas na Inglaterra e na África do Sul, ricas em recursos.

Mas o pastor Harold Warner não recuou quando ele enviou o pregador Alvin Smith a Serra Leoa, em 1989. Ele tinha ouvido falar de Deus. E quase três décadas depois, os resultados ainda são surpreendentes.

A igreja original em Freetown cresceu de maneira notável e frutificou em 80 igrejas. A nação que já foi classificada como a segunda mais pobre do mundo agora já tem igrejas plantadas plantou igrejas na Libéria, Guiné, Gâmbia, Senegal, Togo, Benin, Congo, Burkina Faso e Costa do Marfim. Eles até enviaram três missionários para a Europa.

"Levar as pessoas, levar jovens, homens e mulheres de um dos países mais pobres do mundo e ver Deus dizer: 'Eu vou moldar esses missionários e vou moldá-los porque eles vão realizar o meu propósito não apenas em sua própria nação, mas também além das fronteiras’ é um dos maiores privilégios da vida", diz Warner em um vídeo da conferência de 2018. "Eu apenas sento e sorrio, porque isso tem que ser Deus."

Cenário caótico

Nem mesmo os pastores africanos podiam acreditar em como Deus os usaria, quando ainda jovens, eles se converteram a Cristo em um prédio da escola em ruínas, sem luzes, onde ouviram atentamente o pastor Smith pregar de todo o seu coração.

“O pastor Smith estava incutindo em nosso espírito que íamos a todo o mundo para pregar o evangelho. Na mente de muitos de nós, pensávamos: ‘Este é um sonho impossível’, diz Edward Saffa, que assumiu a sede da igreja em Freetown. “Todos nós éramos do nada - nada”.

Serra Leoa era uma nação rica em diamantes, atormentada pela corrupção do governo e sucessivas guerras civis. A expectativa de vida média era de apenas 30 anos e as pessoas comiam apenas uma refeição por dia. O pior tipo de malária causou estragos na população, e os guerrilheiros decepavam pernas e braços de civis para semear o terror.

Esse foi o cenário no qual Alvin Smith, um piloto de helicóptero aposentado da Força Aérea dos Estados Unidos, introduziu sua esposa Renée.

“Devemos algo ao pastor Smith, que deixou a América. Ele veio no tempo da guerra. Isso foi muito sacrifício”, disse Aruna Bangura, agora pastoreando em Marselha, França.

“Quando as pessoas são muito educadas, elas se tornam lógicas quando se trata de servir a Deus. Mas nós éramos simplesmente explosivos. Nós queremos ir à igreja todos os dias. Sempre que é hora de ir à igreja, estamos correndo para ir à igreja. Nós viemos de longe”, acrescentou.

Ele se lembrou do tempo em que se converteu e o cenário caótico no qual viu sua vida mudar.

“Ainda me lembro daquele velho edifício acidentado e sujo. Todas as janelas estavam danificadas. Nós estávamos usando velas. Mas havia vida saindo daquele prédio. É assim que Deus trabalha. Deus gosta de fazer as coisas da maneira que o homem não pode fazer”, afirmou.

Os rapazes que assistiram aos sermões de Smith muitas vezes não tinham roupas adequadas, mas não lhes faltava zelo nem reverência. Ou talvez tenha sido a ausência de distrações materiais que os ajudou a centralizar toda a sua atenção em Deus.

Eles não tinham nada, então também não tinham nada a perder quando depositavam sua fé em Deus. O pastor Smith desafiou os jovens a se casarem, independentemente de sua situação financeira. Alguns dos líderes hoje montam divisórias de papelão na sala de seus pais para consumar seu casamento.

“Nos primeiros dias do Pastor Smith, estávamos em algum tipo de acampamento militar. Pastor Smith foi simplesmente fenomenal. Nós apenas nos apaixonamos por Jesus ao ouvi-lo falar. Ele nos fez sentir valiosos”, diz Desmond Bell, que hoje também pastoreia em Marselha. “Ele deu sua vida. Ele derramou tudo em nós para perceber o quão importante, quão valioso nós somos para Deus nos usar. Nós sentimos o paraíso. Ele era como um pai. Ele era como um irmão mais velho”.

O Ministério “Christian Fellowship” (CFM), baseado em Prescott, Arizona, faz do plantio de igrejas seu principal foco. Enquanto muitas igrejas priorizam o ministério interno, o CFM lança recursos desproporcionais no evangelismo mundial. Por fim, há 2.500 igrejas em 114 nações.

Alcance inimaginável

Ninguém pode dizer onde o avivamento vai sair. Igrejas espalhadas pelo México e nas Filipinas. Os plantadores de igrejas especialistas esperavam resultados ótimos em nações onde os indicadores eram positivos. Mas o reavivamento na África Ocidental foi mais do que apenas contra-intuitivo; desafiou toda a lógica.

“Quando vi o zelo do Pastor Smith, o fogo em seu espírito, fui cativado. Eu fiquei realmente comovido. Havia algo em mim que estava dirigindo naquela direção ”, diz Edward Saffa. "Eu dei tudo de mim para isso."

Mas se o avivamento na África Ocidental estava chamando a atenção, o envio de missionários africanos para a Europa realmente fez arregalar os olhos. Já atuando na França, até mesmo o próprio Bell custava acreditar no que estava acontecendo. Afinal, “foi a Europa que enviou missionários para a África décadas atrás; é a Europa que tem recursos. Como ocorrria a alguém reverter o fluxo missionário e virar a cabeça toda lógica?”

“Eu estava relutante, essa é a vontade de Deus? Um africano vindo da Europa como missionário?”, disse Bells. “Na verdade, isso era no mínimo, ‘excêntrico’. Parecia anormal”.

Mas depois de preencher uma papelada gigantesca, aprender francês e assimilar a cultura, Bell e sua esposa hoje têm uma próspera igreja em uma das nações mais resistentes ao Evangelho.

"Hoje acredito que há esperança para esta nação", diz ele.

Os africanos aprenderam a colocar suas vidas nas mãos de Jesus. Esses pastores, repetidas vezes, colocam suas vidas em risco por acreditarem em Deus para promover o avivamento em qualquer nação aonde vão. Eles aprenderam que se arriscar em favor de Deus é melhor que qualquer outra saída.

"O perigo de não perseguir o propósito de Deus é se arrepender", diz Bell. “Você vai viver com arrependimento. Você vai sentir falta de alguma coisa. Até que você responda ao propósito de Deus, você não saberá como isso é importante”.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Muçulmanos forjam acusações de pedofilia contra pastor para fechar igreja

Posted: 04 Jul 2018 01:21 PM PDT

Muçulmanos forjam acusações de pedofilia contra pastor para fechar igreja

Miran é pastor no Quirguistão, país da Ásia Central e lidera uma igreja onde se congregam muitos ex-muçulmanos. Por esse motivo, seu ministério é muito visado pelos extremistas que não aceitam a presença do Cristianismo na região.

No ano passado, ele foi acusado falsamente de pedofilia. Uma autoridade muçulmana resolveu se vingar de sua atuação no  Quirguistão. Durante a primavera, um grupo de líderes locais invadiram um de seus cultos e interromperam a celebração.

Os homens diziam que nem o pastor e nem os cristãos que estavam presentes poderiam viver ou desenvolver o ministério no local. Eles aproveitaram para apresentar alguns documentos.

Agindo com boa conduta, os cristãos ex-muçulmanos que são membros da igreja tentaram explicar para o grupo de autoridades sobre o novo credo. Apesar disso, os argumentos não foram suficientes para os líderes.

Usando o celular, os cristãos presentes começaram a gravar vídeos e a partir disso os líderes que invadiram o culto começaram a se acalmar. A ação fez com que eles deixassem o local na tentativa de esconder seus rostos.

Mas, antes de sair definitivamente, eles deixaram um recado claro. Os líderes disseram que voltariam várias vezes, até a igreja ser fechada.

Sobre supervisão

Depois desse dia, o pastor e os membros da igreja passaram a ser vigiados pelas autoridades. A Portas Abertas pede aos cristãos ao redor do mundo que orem pela segurança desses cristãos e pelo ministério do pastor Mirian.

“Ore pelo fortalecimento da fé de Miran e por toda a família, que ainda enfrenta o estresse após a falsa acusação de pedofilia. Esses irmãos contam com suas orações”, ressalta a organização. O nome do pastor foi alterado por motivos de segurança.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Locais de cristãos perseguidos no Japão são reconhecidos como patrimônio da Unesco

Posted: 04 Jul 2018 10:04 AM PDT

Locais de cristãos perseguidos no Japão são reconhecidos como patrimônio da Unesco

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) adicionou à lista do Patrimônio Mundial 12 locais no sudoeste do Japão que estão ligados à história dos cristãos perseguidos no país, no último sábado (30).

Entre os locais estão a Catedral de Oura, em Nagasaki, dedicada a 26 cristãos que foram crucificados na cidade em 1597; e as ruínas do Castelo Hara, local da Rebelião de Shimabara, que reforçou a perseguição formal aos cristãos até a década de 1850.

De acordo com uma declaração do governo japonês, aqueles que continuaram praticando o cristianismo, apesar da perseguição, “nutriam tradições culturais distintas”.

Os locais cristãos estavam entre 28 sítios candidatos que estavam sendo analisados pelo Comitê do Patrimônio Mundial da ONU. A decisão eleva o número total de lugares do Japão listados como Patrimônio Mundial, que já são 22 — sendo 18 pontos culturais e quatro naturais.

O comitê considerou que os novos locais acrescentam “um testemunho único de uma tradição cultural alimentada por cristãos perseguidos na região de Nagasaki, que secretamente transmitiram sua fé durante o período de proibição do século 17 ao 19”.

Em 2015, o governo japonês inicialmente recomendou à Unesco 14 locais candidatos. Mais tarde, porém, apresentou outra recomendação no ano passado sob a orientação do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, que aconselhou o Japão a se concentrar no período de perseguição.

Autoridades do governo se reuniram em um museu na ilha de Ikitsuki, na província de Nagasaki, para celebrar a decisão do comitê. O anúncio também foi acompanhado por mais de 450 pessoas que se reuniram em uma instalação cultural em Amakusa.

“Eles lançaram uma luz sobre os antepassados que guardaram sua fé. Eu pude testemunhar um grande dia”, Emiko Yoshimura, de 67 anos, líder da Igreja Sakitsu, um símbolo dos locais componentes.

O governador de Nagasaki, Hodo Nakamura, disse em nota que espera que a decisão desperte um sentimento de orgulho pelos moradores, ao mesmo tempo em que impulsiona a economia local.

“Gostaríamos de dar orgulho aos moradores e gerar empolgação dos visitantes por meio desse patrimônio, participando da preservação dos locais e da revitalização da região”, declarou.

Três outros locais na Índia, Irã e Coreia do Sul também foram adicionados à lista do Patrimônio Mundial no sábado.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

0 comentários: