Notícias Gospel (neste email contem: 11 novas notícias)

Filed under: by:

Notícias Gospel (neste email contem: 11 novas notícias)

Link to guiame.com.br's news

Filha de Mr. Catra prega durante velório do cantor: “Deus venceu, Satanás perdeu”

Posted: 11 Sep 2018 06:18 AM PDT

Filha de Mr. Catra prega durante velório do cantor:

Familiares, amigos e fãs prestaram suas últimas homenagens ao Mr. Catra, velado na noite desta segunda-feira (10) no Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro.

O corpo do cantor chegou por volta das 21h20, vindo de São Paulo, onde morreu no último domingo por decorrência de um câncer de estômago, diagnosticado no início de 2017.

Mais de 250 pessoas compareceram nas primeiras horas da cerimônia, marcada pela emoção dos familiares, orações e louvores. Sheila Silva, primeira mulher de Catra, confirmou que o cantor “aceitou Jesus no leito da morte”.

Thamara Domingues, uma dos 32 filhos deixados pelo funkeiro, aproveitou a cerimônia para levar a mensagem do Evangelho e celebrar a salvação de seu pai.

“Assim como ele foi na Terra, agora ele está na glória de Deus. A família e quem estava do lado dele sabe que ele aceitou Jesus. Deus venceu, o Satanás perdeu. Ele foi levado pelos anjos do Senhor”, declarou Tamara durante a pregação. “Ele se converteu ao Evangelho antes de morrer”.

Thamara contou no Facebook que Catra aceitou Jesus no dia 25 de agosto. “No leito, ele levantou as suas mãos e reconheceu Jesus como seu único e suficiente salvador. Uma alegria muito grande, a alegria da salvação, a cura eterna, a paz que excede todo entendimento", relatou.

De acordo com Silvia Regina Alves, companheira de Catra por mais de 20 anos, o funkeiro tinha esperança de ser curado do câncer.

“Ele tinha fé em Deus e acreditava na sua recuperação. Wagner foi corajoso e lutou como um leão, mas infelizmente não conseguiu. Agora ficou um enorme vazio”, lamentou.

Às 8h da manhã, o corpo do cantor Wagner Domingues Costa saiu do Teatro João Caetano e seguiu para o cemitério Jardim da Saudade-Sulacap, na Zona Oeste do Rio. O sepultamento foi realizado às 10h desta terça.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Marcela Taís revela ter sofrido abuso sexual na infância: “Ter fé me fez sobreviver”

Posted: 11 Sep 2018 05:56 AM PDT

Marcela Taís revela ter sofrido abuso sexual na infância:

Aderindo ao “Setembro Amarelo”, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, a cantora Marcela Taís revelou que ela já foi vítima de abuso sexual quando era criança. Ela relata que apesar do acontecido, liberou perdão para seu agressor e não culpou a Deus.

“Eu achei que morreria (mas por dentro). Tinha 10 anos, e embora tenha tido pais tão cuidadosos ao ponto de na infância nem me deixarem dormir na casa das amiguinhas, não deixarem eu sentar em colo de adultos e até trancarem a porta do meu quarto quando alguma visita dormia em nossa casa, por menos suspeita que fosse... Aconteceu”, iniciou.

“E veio por onde menos se esperava. Sofri um abuso sexual. Não foi um estupro, foram carícias indevidas diversas por um longo período, fiquei muito confusa e com medo, entrei em pânico, não consegui reagir. Não havia socorro, todo mundo sabia que eu estava passeando na fazenda com ‘um parente confiável’. Pais, não confiem em ninguém”, alertou Taís.

A cantora ainda contou que seu pai e irmão a ajudaram quando souberam da agressão. “Doeu ver a angústia profunda e a frustração deles por não terem estado ali e, minha mãe, meu socorro emocionalmente. O problema é que demorei três anos para contar. Por ser um parente, quis poupar a esposa e os filhos do homem. Não façam isso”, pontuou.

“Até um dia que lembro-me desmoronar no chão da cozinha quando minha mãe, depois de tanto tempo insistindo, me perguntar angustiada: ‘Filha, você mudou! Era tão alegre e doce, agora é triste, o q aconteceu?’. Ouvir aquilo me quebrou, Deus não havia me feito para ser amarga! Sou viva demais para aceitar viver pela metade”, lembrou.

Deus não foi o culpado

Marcela Taís também deixou claro em seu texto que não culpou a Deus pelo que aconteceu. “Durante muitas noites chorando orei: ‘Ou isso me mata ou isso me fortalece! Deus, não irei te culpar embora não compreenda o porquê. Mas, se o Senhor prometeu que todas as coisas cooperam para aqueles que te amam, eu quero uma resposta’. Sem saber, meu ministério havia começado ali”, ressaltou.

“Aprendi a ser muito mais amável e a entender a dor do próximo, por isso quis ajudar com canções, decidi trocar maldição por bênçãos, manter a esperança! Não aceitei o refúgio da ‘pena’, não aceitei vida manca, a culpa não era minha! Inclusive, perdoei quem me feriu. Não que isso o liberou do erro, mas me liberou, voei alto em todos os sentidos e áreas da minha vida”, escreveu.

“Ter fé me fez sobreviver, Deus é justo e recompensador, ampara com amor avassalador. Não deixe a tristeza vencer, Ele pode curar qualquer ferida! Participe desta corrente encorajadora, conte sua história, tire foto com um papel escrito esta frase e use a tag #EuSobrevivi • #SetembroAmarelo”, finalizou.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Jovem se entrega a Jesus, após conversa com pastor em partida de videogame

Posted: 11 Sep 2018 05:28 AM PDT

Jovem se entrega a Jesus, após conversa com pastor em partida de videogame

"Quando Jesus quer, não tem hora, nem lugar. Ele te usa onde você está". A frase dita pelo pastor Daniel Saad caracterizou o que aconteceu recentemente com ele, segundo relatado em um vídeo publicado no Facebook.

De acordo com o breve testemunho, o pastor falou sobre Jesus para alguns colegas de diferentes países que jogavam videogame online com ele e um dos jogadores, que é dos Estados Unidos, acabou se entregando a Cristo naquela noite.

"Você joga com pessoas do mundo, não sabe quem [está jogando com você], é aleatório entre milhões de jogadores. Eu entrei em um time que tinha um cara do Haiti e dois americanos", contou.

Enquanto conversava com seus colegas de jogo, Daniel — que é pastor da Igreja Batista Palavra Viva, de Taubaté — descobriu que havia outro pastor jogando em seu time e isso gerou uma agradável conversa sobre a Bíblia.

"A gente começou a falar sobre o amor de Deus. Um haitiano, de vez em quando falava uma coisa ou outra e o outro americano estava quieto", disse.

"Quando de repente [risos], do nada, ele entra e fala assim, com voz de choro: 'Gente, eu estava agora mesmo orando, falando com Deus, que se Ele existe, que Ele falasse comigo. Aí eu entro no jogo e vocês estão falando de Deus, falando do amor Dele e de coisas que eu precisava ouvir. Agora eu vou para a igreja, porque Jesus é o caminho'. O cara ficou convertido em um jogo de videogame", relatou Daniel.

Propósito

Falando com exclusividade ao Guiame, o pastor Daniel explicou que este testemunho é mais uma prova de algo que ele busca viver em seu cotidiano: o mandamento de Mateus 28:19, que diz: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo".

"Esse texto originalmente nao diz 'ide'. O mais correto seria o verbo no gerúndio, 'indo'. Isso me mostra que a palavra de Deus não define um local para onde ir e pregar, e sim indo no sentido de que enquanto eu vou caminhando, no rumo dessa vida, eu vou lançando minhas sementes", explicou.

"Não é somente ir à igreja e pregar lá. Mas enquanto eu vou, vou semeando", acrescentou.

O pastor também destacou a parábola do semeador, em Mateus 13, que fala sobre a mensagem pregada no cotidiano.

"Ele foi semear em seu campo (pois ninguém joga sementes no caminho) porém, as sementes iam 'caindo' pelo caminho, ou seja, eu tenho o meu plano: vou para o trabalho, vou para a escola, mas enquanto eu estou indo, as sementes vao caindo, Deus vai criando situações pra eu pregar, mesmo sem eu planejar", lembrou.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Macacões e jardineiras para usar no frio ou calor

Posted: 11 Sep 2018 04:57 AM PDT

Macacões e jardineiras para usar no frio ou calor

Direto das tendências de moda dos anos 90, os macacões e jardineiras foram inicialmente desenvolvidos para proteção durante algum tipo de trabalho. Com o passar do tempo, a peça se tornou versátil e moderna. O site Moda It separou alguns looks para você se jogar na tendência, faça chuva ou faça sol:


(Foto: Reprodução/Moda It)


(Foto: Reprodução/Moda It)


(Foto: Reprodução/Moda It)


(Foto: Reprodução/Moda It)

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Laxante não ajuda a emagrecer e prejudica a saúde intestinal

Posted: 11 Sep 2018 04:53 AM PDT

Laxante não ajuda a emagrecer e prejudica a saúde intestinal

Na última semana, a atriz Bruna Marquezine publicou no seu perfil no Instagram que no passado utilizou laxante na busca do emagrecimento, por conta da cobrança pelo “corpo perfeito”. O medicamento provoca contrações intestinais e estimula a eliminação de fezes.

Críticas às medidas dos corpos não são exclusividades das celebridades: famosos e anônimos são atacados constantemente por tais comentários. É no estimulante intestinal que muitos buscam uma forma inadequada de emagrecer rapidamente. O dado é confirmado por pesquisa publicada pelo periódico Pediatrics: aos 23 anos, mesma idade de Marquezine, aproximadamente 20% das mulheres já usaram laxante para emagrecer.

“Esse número é grave e lança luz a um perigoso problema de saúde pública. O uso excessivo e inadequado de laxantes prejudica a absorção intestinal e causa desequilíbrio na concentração de minerais. Assim, aumenta-se o risco de desnutrição, desidratação e distúrbio hidroeletrolítico”, alerta Tomazo Franzini, médico endoscopista e diretor da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

O especialista afirma que laxantes podem causar a perda de peso justamente por interferir na absorção de nutrientes. Ou seja, com o medicamento, o corpo elimina água e sais minerais nas fezes, que são em geral líquidas, e reduz a sensação de inchaço. “Além de o emagrecimento ser passageiro, o uso do laxante acarreta alto custo à saúde, já que pode levar à deficiência nutricional e inflamações no intestino”.

Importante reiterar que laxante não são formulados para uso contínuo – o intestino pode se “acostumar” com a eles, tornando-se dependente e causar constipação – retenção das fezes. “A administração crônica pode lesionar os nervos intestinais e viciar. Assim, para ter o efeito desejado, é necessário aumentar a dose do medicamento”, adiciona o médico da SOBED.

Excesso de laxante pode causar até câncer

Em julho deste ano, o jornal científico Annals of Epidemiology publicou estudo que relacionou o uso de laxante ao maior risco de câncer colorretal (CCR). Quando a substância é a base de fibras, nota-se aumento significativo nas chances de desenvolver a neoplasia.

“No Brasil, o CCR é o segundo tipo mais frequente em mulheres, responsável por quase 19 mil diagnósticos por ano (INCA). A partir da pesquisa divulgada no periódico e a ligação que faz com a doença, precisamos pensar a conscientização sobre o perigo do uso de laxantes para emagrecimento como uma das medidas para prevenção do câncer colorretal. Sobretudo ao considerar que o público feminino é o maior consumidor do medicamento para este fim”, reforça Franzini.

Setembro é o mês de prevenção do câncer colorretal, por isso, declarações como a de Marquezine salientam a necessidade de informar-se sobre a doença e condições que a predispõem.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Vídeo mostra Bíblias sendo queimadas por autoridades comunistas da China

Posted: 10 Sep 2018 12:54 PM PDT

Vídeo mostra Bíblias sendo queimadas por autoridades comunistas da China

Autoridades da China incendiaram Bíblias e forçaram os cristãos a assinar documentos renunciando sua fé. O momento em que as páginas das Escrituras foram queimadas foi registrado em vídeo por ativistas.

O presidente da organização China Aid, Bob Fu, publicou o vídeo no Twitter na última quarta-feira (5) informando que as Bíblias e cruzes foram queimadas pelo Partido Comunista da China na província de Henan.

“A última vez que a campanha de queima de Bíblias aconteceu no final dos anos 1960, pela esposa do ditador Mao, Jiang Qing, em Xangai. Ela foi presa em 1976, mas os cristãos cresceram em milhões. Isso nunca terá bem sucedido”, destacou Bob Fu em sua publicação.

Além da queima de Bíblias e cruzes, as autoridades chinesas têm forçado os cristãos a renunciarem sua fé através de documentos, para não perderem benefícios sociais, de acordo com a Fox News.

Bob Fu explicou que o governo está tentando "sinicizar" o cristianismo, impondo a religião com princípios nacionalistas e exigindo lealdade ao Partido Comunista.

Repressão comunista

Nos últimos anos, a China tem sido marcada pela repressão aos cristãos e igrejas. No domingo (9), uma das maiores igrejas protestantes em Pequim teve “materiais promocionais ilegais” confiscados pelas autoridades.

A Igreja de Sião, classificada como uma denominação “clandestina”, tem atraído centenas de fiéis em seus cultos durante anos na capital do país, mas 2018 vem sendo marcado por uma crescente repressão. Em abril, a igreja foi impedida de instalar câmeras de televisão no prédio e enfrentou ameaças de despejo.

O pastor Jin Mingri contou que as autoridades comunistas acusaram a igreja de realizar eventos sem ter registro, declarando a igreja “legalmente banida”. “Temo que não há como resolver essa questão com as autoridades”, disse Mingri à Reuters.

O Centro Americano de Direito e Justiça iniciou petições para abordar a repressão à liberdade religiosa na China. “O governo chinês está tentando impedir a disseminação do cristianismo. Essa perseguição flagrante não pode ser tolerada”, disse a organização em sua petição, que já foi assinada por mais de 40 mil pessoas até o momento.

“Estamos abordando a severa perseguição dos cristãos chineses nas Nações Unidas”, acrescentou a organização. “Estamos trabalhando internacionalmente para pressionar a China a parar de perseguir os cristãos”.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Franklin Graham pode ser banido do Reino Unido, após exigência de grupo muçulmano

Posted: 10 Sep 2018 12:48 PM PDT

Franklin Graham pode ser banido do Reino Unido, após exigência de grupo muçulmano

A principal organização muçulmana do Reino Unido disse que o evangelista norte-americano Franklin Graham deve ter um visto negado ao país por conta de seu seu "ódio" e "fanatismo". No último domingo (9) o grupo teve a exigência publicada no jornal britânico The Guardian.

"No passado, o governo proibiu indivíduos que afirmam 'não favoráveis ​​ao bem público'. As declarações de Graham são registradas e demonstram claramente um ódio pelos muçulmanos e outras minorias", disse o Conselho Islâmico do Reino Unido.

"Esperamos que o governo aplique seus critérios aqui. Se isso não acontecer, estará enviando uma mensagem clara de que não é consistente em desafiar todas as formas de fanatismo", continua.

Políticos britânicos, incluindo membros do governo, levantaram preocupações sobre Graham ser convidado para pregar em um festival cristão em Blackpool, na Inglaterra, no final de setembro. O líder cristão criticou a sequência de ataques terroristas islâmicos em todo o mundo, e apoiou a posição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imigração.

O evangelista, que é presidente da Associação Evangelística Billy Graham, negou que esteja planejando pregar o ódio contra muçulmanos ou quaisquer outras minorias.

"Eu não estou vindo para pregar ódio, estou aqui para pregar sobre um salvador, Jesus Cristo, que pode fazer a diferença em nossas vidas se depositarmos nossa fé e confiança Nele", disse Graham ao premier em uma entrevista em janeiro. "Não estamos aqui para pregar contra ninguém, estamos aqui para falar sobre Deus".

Gordon Marsden, o parlamentar trabalhista de Blackpool, está planejando escrever para Sajid Javid, o secretário do Interior, pedindo que o visto de Graham seja negado. O evento de Blackpool também provocou uma reação dos grupos LGBT.

Em julho, o Blackpool Transport proibiu anúncios em seus ônibus que promovem o Festival da Esperança, programado para ocorrer entre os dias 21 e 23 de setembro, explicando que recebeu reclamações de que o pregador poderia promover "ódio e homofobia" no evento.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Jefte Santos lança lyric video da canção “Como Será o Amanhã”

Posted: 10 Sep 2018 12:40 PM PDT

Jefte Santos lança lyric video da canção

O cantor e compositor Jefte Santos lançou o lyric video da canção “Como Será o Amanhã”, em seu canal na Vevo. A versão original da música, de autoria do próprio artista, integra o álbum “Ele Continua Sendo Deus”.

Há ainda a participação do cantor Eli Soares, também artista da Universal Music Christian Group.

O projeto traz ao todo 10 faixas e está disponível em formato digital, nas principais plataformas de streaming.

“Como Será o Amanhã” já figurou no segundo lugar nas rádios, de acordo com a lista da Crowley, empresa que identifica as execuções nas emissoras de rádio em todo o país.

A música traz a mensagem de que devemos confiar em Deus, pois ele tem o controle de tudo.

Confira:

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

"Se está decepcionado com a Igreja, seja a Igreja que espera", diz autora aos desigrejados

Posted: 10 Sep 2018 11:00 AM PDT

"Se está decepcionado com a Igreja, seja a Igreja que espera", diz autora aos desigrejados

A escritora e youtuber Emanuelle Sales alertou cristãos que se decepcionam com as pessoas da igreja e por isso param de congregar. Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, ela disse que é importante o cristão não desistir de se relacionar com as pessoas e que cada um dos salvos em Jesus faz parte dessa igreja.

“Um dos momentos onde mais me senti fraca e desanimada com a questão espiritual foi no momento em que olhei para as pessoas e vi quantas falhas elas tinham. Como muitos deveriam refletir Jesus mas não refletem, quantas delas têm comportamentos totalmente inapropriados, quantas pregam o amor, mas não amam. Isso é realmente frustrante, é decepcionante”, iniciou.

Emanuelle afirma que todos precisam se relacionar com outras pessoas. “Você vai precisar se relacionar com pessoas, se congregar com pessoas, mas nunca serão as pessoas que vão transformar sua alma”, disse.

“A Bíblia diz: ‘Espera em Deus’, porque quando a gente espera em Deus as nossas expectativas são supridas. Elas são superadas. Deus dá muito mais do que a gente pediu. Mas quando a gente espera em pessoas, a decepção é garantida. Só o Espírito Santo convence, por isso que a gente vê milhões de católicos perdidos, batistas perdidos, adventistas perdidos. Por que olham para as pessoas e não para Cristo. Por que esperam nas pessoas e não em Cristo”, pontuou.

A escritora ainda indica que não é preciso esperar pelo homem. “Não espero que a maioria esteja cumprindo a vontade de Deus, porque isso vai acontecer. Independente de religião, quantas vezes você já viu pessoas que congregam na instituição igreja, mas que se sentem desamparadas?”, indagou.

“Eu me percebi gastando muito tempo remoendo essa decepção com as pessoas, então decidi gastar mais tempo focada naquilo que era bom e agradável aos olhos de Deus. De repente eu percebi que existe tanta coisa boa e existe tanta gente boa. Existe também missões sendo cumpridas. Se a gente focar apenas nos problemas, a gente vai perder de se encantar com a grandiosidade da obra de Deus sendo feita na terra”.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Jordin Sparks teve a fé fortalecida após se tornar mãe: “Entendi o amor de Deus”

Posted: 10 Sep 2018 10:59 AM PDT

Jordin Sparks teve a fé fortalecida após se tornar mãe:

A cantora americana Jordin Sparks, mundialmente conhecida pelos hits “No Air” e “One Step At A Time”, tem visto sua fé sendo diariamente fortalecida após dar à luz seu primeiro filho.

“Ter meu filho mudou completamente minha perspectiva sobre tudo. Toda vez que o coloco para dormir, eu começo a orar pelas escolhas que ele irá fazer, pelas pessoas que ele irá conhecer e tudo o que irá acontecer em sua vida”, ela contou ao site The Christian Post.

A cantora de 28 anos e seu marido, Dana Isaiah Thomas, deram as boas-vindas ao filho DJ no dia 2 de maio. Jordin Sparks, que é cristã, disse esse dia mudou completamente seu relacionamento com Cristo.

“Minha fé se tornou muito mais profunda porque tive um vislumbre do amor que o Pai tem por nós. Eu não estava preparada para o nível de amor que eu senti; tive sentimentos que eu nunca poderia ter imaginado antes. Só de olhar para o DJ eu sorrio e quero chorar, porque ele é tão incrível”, acrescenta a cantora.

“Meu marido e eu estamos conscientes de que precisamos dar um bom exemplo para ele, porque ele estará olhando para nós”, Sparks continuou. “Mas tem sido uma experiência incrível e tornou o meu relacionamento com o Senhor mais real”.

Em meio às ocupações da maternidade, Sparks revela que seu marido, com quem se casou em julho de 2017, é quem tem a ajudado a permanecer firme em sua fé. “Como mãe de um recém-nascido, você pensa no bebê 24 horas por dia. Meu marido me ajudou e me guiou muito. Ele pergunta: ‘Você fez seu devocional hoje?’ E sempre me manda devocionais ou mensagens que me encorajam”.

Relação com Cristo

Jordin Sparks cresceu em um lar cristão e aceitou Jesus aos 4 anos de idade, mas foi em 2016 que ela realmente compreendeu o que significa ter um relacionamento com Deus.

“Cheguei a um ponto em que me sentia tão distante de Jesus que questionei se Ele estava me ouvindo”, ela admitiu. “Mas na Páscoa de 2016 Ele me disse: ‘Eu sempre estive aqui. Você só precisa se aproximar de mim’”.

Nesse momento, a cantora afirma que deu um passo para trás e reavaliou suas prioridades. “Minha perspectiva mudou totalmente. Mudou as coisas que eu dizia ‘sim’ e as coisas que eu dizia ‘não’ e me fez perceber que a minha alegria não vem deste mundo, minha alegria vem de Jesus. Se eu perdesse tudo, eu ainda ficaria bem”, destaca.

Um dos projetos dos quais Sparks disse “sim” é o próximo filme cristão “God Bless the Broken Road”, que ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. Seja no palco ou nas telonas, a artista quer usar seus dons para ser uma luz no mundo de escuridão.

“Há um mundo assustador lá fora e conseguir permanecer firme em sua fé, permanecer forte, exige coragem”, avalia Sparks. “Pode parecer que não há muitas pessoas fortes, mas você sempre pode encontrá-las. Sempre procure a luz, as pessoas que estão ajudando. Sempre há esperança”.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Como reconhecer os sintomas silenciosos e explícitos do pensamento suicida

Posted: 10 Sep 2018 08:07 AM PDT

Como reconhecer os sintomas silenciosos e explícitos do pensamento suicida

É muito importante falar sobre o combate ao suicídio, não apenas no setembro amarelo, mas durante todo o ano. O sofrimento humano não segue uma data, ele simplesmente acontece e quem luta com ele precisa de atenção sempre que é necessário, por isso quanto mais exploramos os aspectos relacionados ao pensamento suicida, procurando entender o que lhe motiva e como lidar com isso, mais preparados ficamos para evitar que alguém decida tirar a própria vida.

Meu objetivo nesse texto é procurar indicar alguns dos sintomas que indicam o desenvolvendo do pensamento suicida. Há muita informação na mídia sobre estes sinais, mas considero que, como cristãos, podemos ir além do que é dito pela sociedade sobre a maneira como podemos compreender essa realidade.

Apenas para efeito didático, dividi os sintomas do pensamento suicida em “silenciosos” e “explícitos”, assim fica mais fácil distinguir cada um deles em dado momento e contexto.

Sintomas silenciosos do pensamento suicida

Quando falamos de sintomas silenciosos, não se trata do silêncio de forma literal. Não significa, por exemplo, que a pessoa não fale nada indicando a sua angústia. O silêncio nesse caso se refere a um tipo de comportamento e pensamento que não indicam de forma explícita o desejo de tirar a própria vida. Vejamos:

a) Retração/isolamento – Este é um dos sintomas silenciosos. Independente do motivo que desencadeie o desenvolvimento do pensamento suicida, a mudança de comportamento no sentido de se isolar das pessoas, evitar contato, de estar em grupo e frequentar determinados ambientes, pode indicar que algo está errado com essa pessoa. A retração algumas vezes significa o desinvestimento que essa pessoa está fazendo em sua vida, sendo a falta de contato humano um indicador dessa condição;

b) Esgotamento emocional – Outro sintoma silencioso, o esgotamento emocional geralmente é verbalizado com frases como “estou cansado”, mesmo quando não se refere ao cansaço físico. Essa afirmação possui uma conotação emocional muito nítida, geralmente acompanhada de situações de angústia, tristeza, problemas do dia-a-dia relacionados à família, profissão, etc. “Não agüento mais essa situação”, “estou no meu limite”, “vou ter um ataque”, “está muito difícil suportar”, “não sei mais o que fazer”, são exemplos de frases que, como podemos notar, não fazem menção ao suicídio, em tirar a própria vida ou algo do tipo, mas dizem respeito ao estado emocional da pessoa;

c) Doação de bens de forma incomum – Quando o pensamento suicida já está bem desenvolvido, é comum observar que algumas pessoas começam a desapegar de coisas que consideram valiosas, não apenas financeiramente, mas afetivamente. Elas fazem doações, dão de presente, dizem não precisar mais, vendem por valores muito abaixo do mercado. Pode ser um simples objeto pessoal, como um álbum de música, ou propriedades como carros e imóveis;

d) Saudosismo e fixação de ideias – Este sintoma silencioso é quando a pessoa se refere muito ao passado, geralmente a momentos que considera ter sido feliz. Ela lembra deles com profunda emoção, como se mergulhasse em sua memória desejando fortemente voltar ao passado se pudesse controlar o tempo. Assim como no sintoma de retração e isolamento, isto pode significar um desinvestimento cada vez maior na vida presente. Este sintoma também é marcado pela fixação de ideias. Ou seja, a pessoa repete o mesmo discurso com frequência, fazendo comparações constantes com a sua vida atual.

Sintomas explícitos do pensamento suicida

Os sinais explícitos se caracterizam basicamente pela menção direta ao desejo de se matar, questionamentos acerca da própria vida e atitudes autodestrutivas. Por exemplo:

a) Vontade de morrer – O sintoma explícito mais evidente acerca do pensamento suicida é a verbalização sobre o desejo de morrer. A pessoa diz claramente que este é o seu desejo, com afirmações como “quero morrer” ou “vou me matar porque não aguento mais”. Todavia, nem sempre essa menção à palavra “morrer” ou “matar” está presente. Na maioria das vezes ela está implícita no discurso, por exemplo, quando a pessoa diz “gostaria de dormir e não acordar mais”, ou “queria apagar por um bom tempo”, “preciso me desligar de tudo”, “queria desaparecer”, “vou sumir”;

b) Questionamentos sobre o sentido da própria vida – Neste sintoma a pessoa geralmente não acredita mais haver um propósito para a sua existência. Ele é o agravamento do desinvestimento que a pessoa veio fazendo ao se isolar, com a diferença de que nesse estágio ela já está procurando se convencer de que não há sentido em sua vida e que, portanto, seria “mais fácil desaparecer”. É importante frisar que esse tipo de questionamento é diferente do filosófico. A pessoa não está interessada em questões acerca da filosofia, o que seria normal, mas sim em se convencer de que não há mais motivo para viver;

c) Curiosidade e planejamento suicida – Este sintoma é marcado pelo interesse cada vez maior que a pessoa tem no ato do suicídio. Não é sobre o assunto em si, mas pela prática. Ela procura informações sobre casos de suicídio, possíveis consequências, métodos de tirar a própria vida, questões vinculadas à família, trabalho, etc. Ou seja, nesse estágio a pessoa já está, mesmo sem ter plena noção disso, planejando a sua morte. É comum ver nos arquivos pessoais de computador e celular dessas pessoas informações sobre esses assuntos;

d) Tentativa de suicídio / comportamento autodestrutivo – Muitas vezes a tentativa de suicídio ocorre mesmo quando a pessoa que pratica não tem total consciência de que está realmente atentando contra sua vida. O estado emocional de profundo sofrimento dificulta esse julgamento, especialmente se o momento for acompanhado pelo uso de drogas. Tem casos onde a pessoa toma uma quantidade maior de medicamento sabendo que não vai ser o suficiente para lhe matar, mas faz isso na intenção de “apagar por algum tempo”. O mesmo ocorre no abuso de drogas, quando há overdose. O usuário às vezes não tem consciência da reação, mas sabe que o consumo pode lhe matar. Todos esses casos são sintomas explícitos do pensamento suicida.

Finalmente, os sintomas não devem ser considerados isoladamente. Nem sempre uma pessoa que passa por um momento de isolamento está desenvolvendo o pensamento suicida, assim como nem sempre quem diz “quero morrer” está realmente desejando morrer. Todos nós em algum momento da vida podemos manifestar alguns desses sintomas, e isso não significa que estamos com pensamento suicida, mas apenas que passamos por sofrimentos naturais da vida. Por isso é importante entender o contexto de cada indivíduo, considerando o conjunto de sintomas e principalmente se há ou não comunicação entre eles. Os que citei são apenas exemplos.

Em todo caso devemos ficar atentos aos sinais silenciosos e explícitos, procurando nos aproximar das pessoas que manifestam esses sintomas, sem desdenhar do seu sofrimento, questionamentos, mas pelo contrário, procurando compreender e ser um canal de apoio para que elas possam se expressar. Em muitas situações o sentimento de rejeição, abandono e falta de compreensão são decisivos, por isso como cristãos temos o compromisso ainda maior de acolher, cuidar e amar quem manifesta estes sinais. Isso pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Por Marisa Lobo - Psicóloga, especialista em Direitos Humanos e autora de livros, como "Por que as pessoas Mentem?", "A Ideologia de Gênero na Educação" e "Famílias em Perigo".

*O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

0 comentários: